Inscrições abertas para oficinas


 09/11/2011 




Mantendo a tradição de oferecer capacitações gratuitas aos produtores cinematográficos de Rondônia, o Festcineamazônia estará oferecendo três oficinas técnicas numa parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), do Ministério da Cultura. As atividades acontecem paralelas ao festival, realizado de 15 a 19 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. Serão oferecidas quatro oficinas: Produção, Captação de Som, O Outro Olhar Cinema para cegos, e Faça Você Mesmo - Blog, Jornalismo on-line, Vídeos, Redes Sociais. As oficinas acontecem de 16 a 18, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha no site www.festcineamazonia.com.br e esperar o contato da organização.
A oficina de produção será ministrada por Cléia Bessa, produtora atuante na área do audiovisual e responsável assinar filmes como “Desenrola”, de Rosane Svartman, 2011, “Cartola”, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Cafuné, de Bruno Vianna, LM (2006), Mais Uma Vez Amor” de Rosane Svartman,  LM (2005), Minha Vida de Menina” de Helena Soldberg, LM (2205), Separações de Domingos Oliveira; LM (2002), O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, de Paulo Caldas e Marcelo Luna,  LM (2000),  Como Ser Solteiro,  Dir. Rosane Svartman, LM (1997) e “Ismael e Adalgisa”, da cineasta Malu de Martino (MM).
O curso tem como objetivo desenvolver a percepção no processo de produção cinematográfica, abordando de forma teórica e pratica sobre o conteúdo proposto O conteúdo abordará roteiro, documentos, pré-produção, orçamento e a própria filmagem.
Edwaldo Mayrink é o responsável pela oficina de captação de som. Como Coordenador Técnico da Funarte, Edwaldo desenvolveu o projeto de renovação tecnológica do estúdio de mixagem. Sua oficina será voltada aos fundamentos da geração e da propagação de som em ambientes abertos. A intenção de despertar um aumento da percepção auditiva e capacidade de análise crítica da função do som nas áreas do audiovisual.

DIVERSAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO

Para dar “Outro Olhar” ao Festival, a oficina de cinema para cegos será ministrado por uma dupla: Miriam Cris Carlos, doutora em comunicação e semiótica, roteirista e documentarista; e Werinton Kermes, fotógrafo, jornalista, documentarista e produtor cultural. O curso destinado ao público portador de necessidades especiais, deficientes visuais acima de 14 anos e pessoas interessadas no tema, tem o objetivo de discutir a comunicação e suas diversas formas, a percepção, o espaço e a experiência. A meta é fazer com que os oficineiros compreendam a comunicação do deficiente visual e o seu universo de construção de imagens, criando mecanismos que possam facilitar a prática da fotografia e da produção de audiovisual. O foco é a realização da produção de imagens fotográficas e audiovisuais sem a utilização da visão, por meio da exploração de outros sentidos como o tato, olfato e audição.
E para quem se interessa pelas práticas on-line, a oficina “Faça Você Mesmo” promoverá debates sobre o papel da mídia na vida das pessoas. Mais do que técnicas jornalísticas, a oficina oferece a oportunidade de analisar a postura dos cidadãos frente às mídias de ontem e de hoje na sociedade contemporânea. A mestre em Mídia-Educação, Edneide Arruda conduzirá os trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário