Sesc promove peça infantil e fotografia para deficientes visuais

Notícia publicada na edição de 03/12/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno C -

Dentro da agenda da 2ª Virada Inclusiva, o Sesc Sorocaba promove hoje, a partir das 16h, na Biblioteca Infantil (rua da Penha, 673), a apresentação de "Uma Surpresa para Benedita". A entrada é franca e os ingressos são distribuídos uma hora antes. A montagem do Grupo Trampulim, de Minas Gerais, conta as aventuras de dois grandes companheiros, Sabonete e Benedita, que quando se reúnem no mesmo espaço aprontam mil confusões.

Nesta história, Sabonete quer preparar um jantar especial de surpresa para Benedita, mas precisa da ajuda dela. Começam, aí, os imprevistos e atropelos que fazem com que o tal jantar não seja tão simples assim e pareça que tem tudo para dar errado. Abordando as relações de amizade e amor, a produção fala do cotidiano de maneira simples e bem-humorada, utilizando um amplo repertório de gestos, técnicas circenses e improvisações.


Oficina para deficientes visuais

Já na sede da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) acontece, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, o curso de fotografia voltado às pessoas ali assistidas e a outros interessados (quem não tem deficiência visual e quer participar terá os olhos vendados). À frente do projeto estão a semioticista e professora Mírian Cris Carlos e o fotógrafo Werinton Kermes. "O objetivo é garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, como forma de intensificar os laços de igualdade de direitos e dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva", informa o material de divulgação escrito por Mírian.
A oficina, chamada "O outro olhar: fotografia com o corpo e seus sentidos", já foi desenvolvida pelo casal em outras oportunidades. Míriam e Werinton foram os pioneiros no desenvolvimento de pesquisas sobre produção de imagens por deficientes visuais, com a realização da primeira oficina em 2002, em Sorocaba, com o apoio da Uniso. Após esta primeira experiência na cidade, o trabalho foi levado para outros lugares, entre eles, em Belém, por dois anos seguidos, no Sesc Pinheiros e em novembro deste ano em Porto Velho (RO). A Asac fica rua 7 de Setembro, 344. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário